Português
Baixe o relatório

Case Studies - Climate TRACE

Examplos e
estudos de caso

Você representa um governo, empresa ou outra instituição interessada em usar dados da Climate TRACE para um projeto que provavelmente reduzirá significadamente as emissões? Você pose ser elegível para suporte técnico gratuito e ajuda analítica da Climate TRACE. Por favor, entre em contato conosco.

Exemplos de estudos de caso

Quais são os outros governos, empresas e outras instituições usando os dados da Climate TRACE? Bastante! Atualmente, estamos monitorando 31 casos de uso conhecidos e aprendendo mais o tempo todo. Abaixo estão três exemplos dos casos de uso mais comuns e de alto impacto que estão acontecendo no momento.

 

  • Descarbonização da cadeia de suprimentos

    SUBSECTORES APLICÁVEIS

    • Cement
    • Steel
    • Aluminum
    • Petrochemicals
    • Rice cultivation
    • Synthetic fertilizer application
    • International shipping
    • Domestic shipping

    As empresas que compram grandes quantidades de matérias-primas de sectores com elevadas emissões começaram a utilizar os dados do Climate TRACE para verificar as emissões comunicadas pelos próprios fornecedores e potenciais fornecedores. Alem disso, essas empresas analisam casos em que fornecedores potenciais com emissões ainda mais baixas possam existir e ter preços competitivos.

  • Elaboração de políticas baseadas em dados em todos os níveis governamentais

    SUBSECTORES APLICÁVEIS

    • All

    Os decisores políticos em todos os níveis de governo, mas especialmente nos governos subnacionais, carecem de dados detalhados e atualizados sobre as emissões do seu próprio território. Vários começaram a utilizar dados do Climate TRACE para desenvolver planos de descarbonização ambiciosos e baseados em dados que começam com uma compreensão clara das maiores fontes e sumidouros de emissões na sua própria área.

  • Transparência às emissões financiadas

    SUBSECTORES APLICÁVEIS

    • All

    Organizações financeiras, como bancos de desenvolvimento e investidores, estão a utilizar dados do Climate TRACE para ajudar a contar as emissões de gases com efeito de estufa incorporadas nas suas carteiras, verificar dados auto-relatados pelos proprietários das fontes de emissões e dar prioridade a investimentos com emissões mais baixas.

ESTUDO DE CASO: O Projeto de Sensoriamento Remoto de Estados e Regiões (STARRS)

Climate TRACE oferece análise de dados gratuita e outros tipos de suporte para organizações selecionadas, especialmente para casos de uso de alto impacto. Entre em contato conosco para consultas de suporte.

O Projeto de Sensoriamento Remoto de Estados e Regiões (STARRS) ilustra o valor da colaboração na geração de dados independentes sobre emissões de gases de efeito estufa.

Você sabia que?

A pesquisa do Climate Group, como secretaria da Under2 Coalition, mostra que os estados e regiões com um inventário recente de dados de emissões têm maior probabilidade de definir metas de redução de emissões.

Além disso, ter acesso a uma descrição detalhada das emissões de gases de efeito estufa em toda a região permite aos Estados e Regiões identificar seus setores de maior emissão e projetar e implementar estratégias específicas de mitigação.

Nosso enfoque

A STARRS reúne o Climate TRACE, o Climate Group, e seis Estados em todo o mundo para desenvolver dados regionais detalhados e atualizados sobre emissões.

Todos os Estados participantes deste projeto tiveram acesso anteriormente a diferentes níveis de dados de emissões, mas muitos relataram que foi difícil obter e gerar seus próprios inventários. Como resultado, seus dados estavam incompletos e frequentemente só eram atualizados a cada poucos anos. 

O Climate TRACE é capaz de preencher estas lacunas e gerar estimativas independentes de emissões que não se baseiam principalmente em dados autodeclarados. O Climate TRACE combina dados de satélites e de sensoriamento remoto com inteligência artificial para identificar atividades emissoras e calcular emissões de gases de efeito estufa. 

Através da colaboração com a STARRS, seis governos regionais compartilharam dados e forneceram feedback para melhorar a precisão e a relevância dos dados do Climate TRACE.

Sobre os dados

A abordagem tecnologicamente avançada do Climate TRACE oferece uma visão independente das emissões, fornecendo aos Estados e Regiões informações complementares e novas para apoiar seus esforços de monitoramento.

O Climate TRACE também tem como objetivo fornecer atualizações anuais dos dados de emissões no futuro.

Para ajudar nossos parceiros a agir com determinação, vamos além das estimativas de emissões por setor ou indústria e desagregamos os dados agregados para detectar emissões de fontes individuais, tais como usinas elétricas e jazidas petrolíferas. Com estas informações, os governos regionais podem tomar medidas informadas, tais como incentivar a melhoria da eficiência dos principais emissores, ou introduzir medidas para ajudar os agricultores a adotarem práticas agrícolas regenerativas.

Revise nossa metodologia para saber mais sobre como a Climate TRACE estima as emissões e como é diferente das metodologias dos estados.

Últimos projetos

Abruzzo Itália

Localizada no centro da Itália, as principais atividades econômicas da região de Abruzzo são a manufatura e a agricultura. O último inventário de emissões de Abruzzo é de 2012. O Climate TRACE forneceu dados atualizados sobre as emissões de 2015 a 2021 para os principais setores.

O efeito da pandemia nas emissões: Em Abruzzo, a produção de cimento diminuiu em 2020 devido à pandemia da COVID-19, mas se recuperou significativamente em 2021. Os ganhos na redução de emissões devido à pandemia foram apenas temporários.

País Basco Espanha

Os dados das maiores empresas do País Basco são fornecidos pelo Esquema de Comércio de Emissões (ETS) da União Europeia. Os métodos Climate TRACE incorporam dados de satélite e estimam as emissões por segmento de estrada. Isso permite a comparação entre diferentes escalas espaciais.

Uma visão mais granular do transporte rodoviário urbano: O inventário de emissões GEE mede as emissões com base na venda de combustíveis e não fornece estimativas de emissões em nível municipal, porém os municípios podem tomar medidas significativas com este nível de granularidade. 

Jalisco México

Uma das vantagens de poder colaborar com Estados e Regiões é que podemos estabelecer uma linha de base de emissões e melhorá-la em conjunto. Usando os dados de base de Jalisco de 2019, o Climate TRACE criou comparações usando inteligência artificial e machine learning para ver como as emissões estão mudando na região.

Este projeto fortaleceu todo o trabalho que tínhamos feito.

O impacto dos fertilizantes: Modelando as emissões de fertilizantes sintéticos, o Climate TRACE descobriu que nossa abordagem regional e específica da cultura fornece uma nova visão sobre como as condições econômicas afetam as emissões derivadas de produtos agrícolas básicos como o milho. Como as mudanças no mercado de milho mudaram a produção global dos EUA para a América Latina entre 2016-2020, as emissões de fertilizantes por unidade de produção de milho diminuíram nessas regiões. Os dados de Climate TRACE de Iowa e Jalisco mostram como essa tendência global afetou as emissões locais de GEE.

Pernambuco Brasil

As tendências regional e estatais muitas vezes diferem das tendências nacionais em vários setores. Essa é uma das muitas razões pelas quais os estados precisam de seus próprios inventários de dados e, em alguns casos, de suas próprias políticas separadas das políticas nacionais. 

Grandes petroleiras: Em Pernambuco, a refinaria de petróleo e gás é uma grande indústria local e, como resultado, contribui com um grande percentual das emissões do estado, ao contrário do inventário nacional do Brasil, onde a refinaria de petróleo e gás corresponde a uma pequena porcentagem do total.

Querétaro Mexico

O inventário de emissões mais recente do estado de Querétaro é de 2015. Os dados do Climate TRACE permitiram ao estado medir o progresso e começar a tomar medidas para criar e atualizar políticas.

Este projeto complementou nossos métodos. Ele nos permitiu ter dados mais precisos.

Como o desmatamento afeta as emissões de GEE: Entre 2015 e 2021, áreas florestais, manguezais e pastagens e matagais perderam biomassa, resultando no aumento das emissões. Um fator potencial de perda de biomassa são as condições de seca na região e em todo o México, que são consideradas as piores dos últimos 30 anos.

Cabo Ocidental África do Sul

Western Cape tem a terceira maior economia das nove províncias da África do Sul. Os dados de TRACE para fontes de emissões grandes e intensivas, como confinamentos de gado, abrem oportunidades de direcionar políticas para os maiores emissores do estado.

Isto contribui a nossa compreensão das emissões, nos permite verificar nossas emissões, compará-las com outras regiões e combater as emissões em escala nacional.

Confinamento de gado de corte e de leite: Localizamos 42 confinamentos de gado de corte e de leite concentrados na parte oeste da região, perto da Cidade do Cabo. Dos 42, 5 são de corte, 34 de leite e 3 podem ser uma mistura de ambos, todos eles com cerca de 80,000 cabeças de gado. Identificar a localização e o tipo de confinamento é importante para projetar intervenções de mitigação, pois as emissões de metano e óxido nitroso na criação de gado de corte e de leite podem ser diferentes nas emissões totais.

Trabalhe Conosco

Mais

Use dados e insights oportunos e granulares sobre emissões para informar seu trabalho na criação de planos e políticas de redução de emissões.

Embora nosso objetivo final seja criar inventários de emissões para todos os Estados do mundo, priorizamos projetos baseados em oportunidades de colaboração direta. Se você estiver interessado em uma parceria, por favor, entre em contato conosco.

O Climate Group, por meio de seu papel como secretariado da Coalizão Under2, reúne estados, regiões, províncias e outros governos subnacionais comprometidos em alcançar emissões líquidas zero até 2050, o mais tardar. Descubra por que os estados e regiões são tão importantes para a ação climática: https://www.theclimategroup.org/under2-coalition.

Loading


Independent Greenhouse gas Emissions Tracking

Loading data from 395075 emissions sources summarized from 352055431 assets.

Please, use new browser.
We use modern web technologies which are not supported with your outdated browser.